O principal índice de ações da Europa fechou em baixa nesta sexta-feira, pondo fim a dois dias consecutivos de ganhos, com a BP se depreciando devido à incerteza em torno do derramamento de petróleo e as ações do setor de energia acompanhando a fraqueza na cotação do preço do petróleo.
A ação da BP perdeu 5% com o aumento das dúvidas sobre o sucesso da estratégia da gigante do petróleo no Golfo do México.
O FTSEurofirst 300, índice das principais ações europeias, encerrou em queda de 0,28%, a 997 pontos. Porém, o índice acumulou ganho de quase 3% na semana, pois investidores aproveitaram para comprar barganhas após a queda das ações para o menor nível em cerca de 10 meses.
"Os investidores estão tirando o risco de jogo com a chegada do fim de semana e, também, dos feriados nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha na segunda-feira", disse Matthew Brown, operador da ETX Capital. "Eles não estão dispostos a segurar ações."
No lado positivo, as farmacêuticas ficaram entre as que mais avançaram, com a ação da GlaxoSmithKline subindo quase 2%. A companhia ajudará a comercializar o novo medicamento da Amgen, Prolia, que foi aprovado na Europa para o tratamento de osteoporose.
Em Londres, o índice Financial Times fechou em queda de 0,13%, a 5.188 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,15%, para 5.946 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,29%, para 3.515 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,79%, para 19.475 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 0,97%, para 9.425 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,29%, para 7.068 pontos.