As principais bolsas de valores européias fecharam em alta nesta sexta-feira (14), impulsionadas pela valorização de ações do setor petrolífero. O anúncio de que a zona do euro entrou em recessão não impediu a alta dos indicadores.

CARREGANDO :)

Mas o rali do dia perdeu parte de sua força no final da sessão, à medida que dados econômicos fracos puxavam Wall Street para baixo. No encerramento do pregão na Europa, a Bolsa de Nova York já mostrava queda superior a 2%.

O índice FTSEurofirst 300, que acompanha as principais ações do continente, fechou em alta de 1%, a 860 pontos, de acordo com dados preliminares. No acumulado da semana, o indicador registrou baixa de 5,9%.

Publicidade

As ações da área do petróleo terminaram na ponta da valorização, com papéis de BP, Royal Dutch Shell e Total com valorização entre 3,2% e 3,6%.

Entre os principais ganhos percentualmente, as ações da companhia de serviços petrolíferos Technip decolaram 11,3%, um dia depois de a companhia ter registrado lucro acima do esperado, apesar de ter cortado a previsão de receita de 2008.

Fechamentos

Em Londres, o índice FTSE-100 fechou em alta de 1,53%, aos 2.465 pontos. Na França, o CAC-40 apontou elevação de 0,67% e em Frankfurt o DAX ganhou 1,31%. Os demais mercados também terminaram a semana no azul: 1,05% em Madri, 2,04% em Milão e 0,14% em Estocolmo.