Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercados

Bolsas internacionais reduziram ritmo de perda, mas mantiveram baixa

As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em baixa ontem após uma sessão bastante volátil. Investidores continuaram a vender ações e compraram ativos mais seguros como bônus.

O índice Dow Jones recuou 0,28%, para 12.234 pontos. O Nasdaq caiu 0,49%, para 2.404 pontos. O índice Standard e Poor ? s 500 teve desvalorização 0,26%, para 1.403 pontos.

O Citigroup se destacou, com alta de 1,35%, em um movimento de recuperação da forte queda de terça-feira. O Citigroup, maior banco dos Estados Unidos, oferece dividendos de 4,29%, o que pode atrair alguns investidores.

As ações da Apple, fabricante dos computadores Macintosh e dos players iPod, subiram 2,9%, depois da melhora na recomendação pela Lehman Brothers para " acima da média do mercado " .

Na abertura, os principais índices chegaram a cair 1%, mas dados acima do esperado do setor manufatureiro nos Estados Unidos ajudaram a reduzir as perdas.

As bolsas européias terminaram em queda pelo terceiro dia seguido, mas acima do menor nível em dois meses e meio registrado no durante o pregão.

O índice pan-europeu de blue-chips FTSEurofirst 300 encerrou em queda de 0,87%, a 1.469,02 pontos, o menor nível de fechamento desde dezembro, em meio a preocupações de que os investidores estejam encerrando as apostas em ativos de risco.

Em Londres, o índice Financial Times caiu 0,9%, a 6.116 pontos. Em Frankfurt, o DAX cedeu 1,12% (6.640 pontos). O CAC-40, de Paris, recuou 1,05% (5.458 pontos). Em Milão, o índice Mibtel encerrou em baixa de 1,26% (31.468 pontos). Em Madri, o Ibex-35 registrou perda de 1,29%. A bolsa subiu 0,03% em Lisboa.

Os mercados acionários da Ásia ampliaram as perdas no dia, apesar da recuperação em Wall Street na quarta-feira. Os investidores ainda continuam com certa aversão a risco.

O índice da bolsa de Xangai, na China, que disparou a queda mundial na terça-feira ao perder quase 9%, fechou a quinta-feira com queda de 2,91%, depois da recuperação de quase 4% na véspera. A queda na sessão ocorreu mesmo com o ganho de 51% da Ping An Insurance em sua oferta pública de ações no valor de 5 bilhões de dólares.

O mercado acionário da Índia fechou estável depois de abrir em alta, enquanto as ações em Cingapura registram ganhos no início da sessão, que não foram sustentados, levando o mercado local a fechar em queda de 0,37%.

Em Taiwan, a queda nesta quinta-feira foi de 2,83%. O mercado acionário de Seul não operou por conta de um feriado.

" Wall Street se recuperou, mas não tanto quanto os investidores esperavam " , afirmou Renji Motohashi, gerente-geral do departamento de ativos da Shinko Securities, em Tóquio. O índice MSCI de ações asiáticas exceto Japão caiu 0,78% nesta quinta-feira.

No Japão, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio diminuiu 0,86%, a 17.453 pontos, o menor patamar de fechamento desde 8 de fevereiro. Na véspera, a bolsa japonesa declinou 2,9%, a maior queda em oito meses. A queda foi puxada pelas ações de empresas exportadoras, como a Toyota Motor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.