As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em baixa ontem após uma sessão bastante volátil. Investidores continuaram a vender ações e compraram ativos mais seguros como bônus.
O índice Dow Jones recuou 0,28%, para 12.234 pontos. O Nasdaq caiu 0,49%, para 2.404 pontos. O índice Standard e Poor ? s 500 teve desvalorização 0,26%, para 1.403 pontos.
O Citigroup se destacou, com alta de 1,35%, em um movimento de recuperação da forte queda de terça-feira. O Citigroup, maior banco dos Estados Unidos, oferece dividendos de 4,29%, o que pode atrair alguns investidores.
As ações da Apple, fabricante dos computadores Macintosh e dos players iPod, subiram 2,9%, depois da melhora na recomendação pela Lehman Brothers para " acima da média do mercado " .
Na abertura, os principais índices chegaram a cair 1%, mas dados acima do esperado do setor manufatureiro nos Estados Unidos ajudaram a reduzir as perdas.
As bolsas européias terminaram em queda pelo terceiro dia seguido, mas acima do menor nível em dois meses e meio registrado no durante o pregão.
O índice pan-europeu de blue-chips FTSEurofirst 300 encerrou em queda de 0,87%, a 1.469,02 pontos, o menor nível de fechamento desde dezembro, em meio a preocupações de que os investidores estejam encerrando as apostas em ativos de risco.
Em Londres, o índice Financial Times caiu 0,9%, a 6.116 pontos. Em Frankfurt, o DAX cedeu 1,12% (6.640 pontos). O CAC-40, de Paris, recuou 1,05% (5.458 pontos). Em Milão, o índice Mibtel encerrou em baixa de 1,26% (31.468 pontos). Em Madri, o Ibex-35 registrou perda de 1,29%. A bolsa subiu 0,03% em Lisboa.
Os mercados acionários da Ásia ampliaram as perdas no dia, apesar da recuperação em Wall Street na quarta-feira. Os investidores ainda continuam com certa aversão a risco.
O índice da bolsa de Xangai, na China, que disparou a queda mundial na terça-feira ao perder quase 9%, fechou a quinta-feira com queda de 2,91%, depois da recuperação de quase 4% na véspera. A queda na sessão ocorreu mesmo com o ganho de 51% da Ping An Insurance em sua oferta pública de ações no valor de 5 bilhões de dólares.
O mercado acionário da Índia fechou estável depois de abrir em alta, enquanto as ações em Cingapura registram ganhos no início da sessão, que não foram sustentados, levando o mercado local a fechar em queda de 0,37%.
Em Taiwan, a queda nesta quinta-feira foi de 2,83%. O mercado acionário de Seul não operou por conta de um feriado.
" Wall Street se recuperou, mas não tanto quanto os investidores esperavam " , afirmou Renji Motohashi, gerente-geral do departamento de ativos da Shinko Securities, em Tóquio. O índice MSCI de ações asiáticas exceto Japão caiu 0,78% nesta quinta-feira.
No Japão, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio diminuiu 0,86%, a 17.453 pontos, o menor patamar de fechamento desde 8 de fevereiro. Na véspera, a bolsa japonesa declinou 2,9%, a maior queda em oito meses. A queda foi puxada pelas ações de empresas exportadoras, como a Toyota Motor.