As principais bolsas europeias subiram nesta segunda-feira (3), com bons dados nos Estados Unidos reforçando as expectativas de uma recuperação econômica global, ao mesmo tempo em que persistiam dúvidas sobre a eficácia do pacote de ajuda à Grécia.
O índice FTSEurofirst 300, que acompanha as principais empresas europeias, fechou em alta de 0,21 por cento, aos 1.064 pontos, depois de cair 2,7 por cento na semana passada -- a terceira seguida de quedas.
A confiança do investidor ganhou força após dados mostrarem crescimento no setor manufatureiro, construção e gasto do consumidor norte-americano, reforçando a visão de que a recuperação da maior economia do mundo está no caminho certo.
A GDF Suez ganhou 2,2 por cento depois de manter sua meta de lucro apesar da queda no resultado do primeiro trimestre, afetada por menores preços de energia e gás, segundo documento publicado antes da reunião de acionistas nesta segunda-feira.
Grécia
A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional concordaram no domingo sobre um pacote de 110 bilhões de euros para a Grécia em troca de medidas de austeridade, aliviando alguns temores sobre o calote no curto prazo. Os receios, porém, se mantinham, com o mercado se perguntando qual país pode ser o próximo.
"Tenho dúvidas se a Grécia conseguirá ter sucesso nos pagamentos. Mas dito isso, o pacote de ajuda é muito bom para alívio no curto prazo e as pessoas parecem estar felizes com a solução", disse Heino Ruland, estrategista na Ruland Research, em Frankfurt.
Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,15 por cento, a 5.553 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,51 por cento, para 6.166 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,3 por cento, para 3.828 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,31 por cento, para 21.628 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 recuou 0,66 por cento, para 10.422 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em leve alta de 0,02 por cento, para 7.409 pontos.