Redes sociais como MySpace, Facebook ou Orkut já não são suficientemente boas para os 'bem nascidos' e VIPs, celebridades e pessoas abonadas que andam de jatos particulares e andam com motoristas particulares e seguranças em carros esportivos de luxo. Os hábitos virtuais de afortunados dos Estados Unidos estão ligados a redes sociais em que, para se inserir, o indivíduo tem que ter "berço" ou, pelo menos, uma rede de amizades tão boa quanto sua conta bancária.
Para fazer parte de portais como o "aSmallWorld" (aSW - http://www.asmallworld.net ) ou o "VipSocial Network" ( http://www.vipsocialnetwork.net ), o usuário precisa enviar um currículo sobre sua carreira, seus dotes financeiros e sua árvore genealógica, ou contar com indicações de celebridades ou amigos abonados. Mesmo assim, os gerenciadores destas redes podem levar meses para aprovar um novo usuário.
- Muitos portais e redes sociais são de baixíssima qualidade - afirmou à BusinessWeek o empresário Roger Conner Jr., de 22 anos, que fundou uma consultoria californiana aos 18, e é conhecido no Vale do Silício como um dos novos ricos da internet.
Quase não é possível saber quem faz parte deste universo, mas segundo a Wikipedia, o portal aSmallWorld conta com celebridades como Naomi Campbell, Paris Hilton, Quentin Tarantino e Tiger Woods. Esta preservação de identidades é uma das premissas do aSmallWorld, já que para ingressar sem muita delonga nesta rede o usuário precisa de uma indicação, confirmada por pelo menos outros dois conhecidos, como em um "country club".
A aSmallWorld, aliás, é uma das mais odiadas entre os excluídos da internet. Existem até comunidades online que criticam a prática. No site "InviteShare.com", existe uma lista de mais de 600 usuários à espera de convites para o portal aSW.
- O site deixa de ser valorizado por anunciantes se passa a ser 'povoado' por pessoas desconhecidas - afirmou à revista o fundador do serviço, Erik Wachtmeister.
Mesmo sob o ataque de críticas - uns o classificam como elitista, outros como fracassado pelo modelo de negócios exclusivo - Wachtmeister expõe bons: em três anos e meio após o lançamento a rede aSW passou de 500 usuários para cerca de 260 mil. O volume pode ser entendido como volume de VIPs de verdade, se for comparado aos 100 milhões de usuários registrados no MySpace. Para quem gosta...
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