No centro de uma discussão ferrenha que envolve parlamentares, operadoras de telefonia e órgãos de defesa do consumidor, a possível mudança nos planos da banda larga fixa traz à tona o interesse crescente das empresas em um nicho de negócio que ganhou relevância na última década e se tornou indispensável para muitos usuários, com a popularização das plataformas de streaming e da computação na nuvem. Estudo da Cisco divulgado ano passado prevê que o tráfego de dados no Brasil vai crescer a uma taxa de 17% nos próximos três anos, atingindo uma média de 122 petabytes por dia em 2019 (equivalente a 1024 terabytes), com os vídeos respondendo por 84% do tráfego naquele ano.
O boom do tráfego de dados é apontado pelas operadoras como um dos principais argumentos para a implantação dos planos em forma de franquias, que cobrariam do usuário, na prática, pela frequência de uso, e não por mais pela velocidade da conexão. A estratégia é uma forma de, no discurso das empresas, angariar recursos para investir na ampliação da rede, tanto em termos de alcance quanto de velocidade e capacidade. E, também, driblar a desaceleração na adoção do serviço – ano passado, o número de acessos de banda larga fixa no país cresceu 6%, o menor porcentual de aumento na base de clientes desde que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a registrar os dados, há 11 anos.
Para o presidente da Teleco, Eduardo Tude, a desaceleração é efeito, principalmente, da crise econômica. Mas mesmo que os acessos não crescessem, reforça, o aumento do tráfego demandaria investimentos na capacidade da rede. “Ao cobrar uma taxa única independente do consumo, a operadora acaba cobrando pelo uso médio, em vez de cobrar mais de quem consumir mais, e vice-versa. No fim, acredito que pra grande maioria (dos usuários), o novo modelo não mudaria nada”, afirma Tude.
O presidente da Telefônica Vivo, Amos Genish, afirmou na última semana que o movimento de impor limites parece “lógico” e que deve ser buscado o modelo mais correto que não traga um aumento do preço médio para todos. A “boa vontade” das operadoras, no entanto, não é avalizada por todos os analistas do setor. “A Vivo e Claro (responsável pela NET) obviamente estão tentando aumentar sua liquidez em tempos de crise. Se fosse realmente pra gerar caixa e reinvestir em melhoria, seria perfeito. Mas o negócio de telefonia no mundo inteiro é rentável por natureza e, no Brasil, o preço é caro e a qualidade, ruim”, critica o gestor da produtora de soluções digitais da Universidade Positivo, Rafael Dubiela.
Números compilados pela Teleco mostram que, no caso da Vivo, a receita gerada com a banda larga só tem crescido nos últimos trimestres, passando de R$ 1,38 bilhão no início de 2014 para R$ 1,54 bilhão no fim de 2015. A mesma evolução também foi vista pela NET, que hoje lidera o setor, ao lado da Vivo e Oi – as três empresas concentram sozinhas quase 90% do mercado, fato criticado por órgãos de defesa do consumidor e pelo próprio Ministério Público Federal (MPF), em ofício encaminhado à Anatel.