Com cerca de 3,7 mil lojas presentes em todas as regiões do Brasil e em mais sete países, O Boticário domina o mercado brasileiro de varejo de produtos de beleza. A marca paranaense tem 48,9% de participação de mercado (market share), enquanto as suas concorrentes diretas - L’Acqua di Fiori, L’Occitane, Contém1g e Água de Cheiro - têm apenas uma fatia de 6,2%, se forem consideradas todas juntas.
O levantamento foi feito pela consultoria Euromonitor e leva em conta apenas as marcas que atuam no setor de beleza e que possuem lojas físicas. Por isso, Unilever e Natura, por exemplo, não aparecem na lista. A Natura até chegou a abrir sua primeira loja física em 2016, mas a participação em termos de mercado ainda é irrelevante.
O Boticário, segundo o levantamento, aumentou a sua participação de mercado em 1,4 ponto percentual em 2016. A marca passou de um market share de 47,5% para 48,9%. Já as suas concorrentes perderam ainda mais espaço no segmento de beleza. A L’Acqua di Fiori, segunda colocada no ranking, caiu de 3,3% para 2,8%. Somente a L’Occitane manteve o mesmo percentual, de 1,4%.
O domínio da marca paranaense é explicado pela estratégia do grupo de expandir seu modelo de negócio através de franquias. Ainda na década de 1980, quando o formato de franquia ainda nem existia no país, Miguel Krigsner, fundador do Boticário, formatou o modelo de negócio da marca para ser replicado rapidamente em todo o país através de parceiros.
Hoje, o Boticário é a maior rede de franquias do mundo no setor de beleza e a maior rede de franquias em geral no Brasil, com cerca de 3,7 mil lojas, grande parte franqueadas.
Grupo
Já o Grupo Boticário, que engloba a fábrica e as marcas Quem Disse, Berenice?, Eudora e The Beauty Box, tem market share de 10,89% e ocupa a terceira colocação no ranking do Euromonitor. A Unilever é a líder, com participação de 12,24%, e a Natura ocupa a segunda colocação, com 11,06%. Os números são referentes ao ano de 2015 e os dados atualizados com o desempenho do ano passado serão divulgados em abril.
A expectativa do Grupo Boticário é que o faturamento cresça na casa de um dígito em 2016. Em 2015, o faturamento foi de R$ 10,1 bilhões. A expectativa positiva, diante de um cenário econômico recessivo, é motivada pela abertura de 70 lojas ao longo do ano passado, puxada, principalmente, pelas marcas mais jovens .