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Indústria

Boticário passa Natura e lidera duelo por perfumes

Grupo Boticário liderou em 2013 mercado de perfumes. Na imagem, produtos da marca na fábrica em São José dos Pinhais | Henry Milleo / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Grupo Boticário liderou em 2013 mercado de perfumes. Na imagem, produtos da marca na fábrica em São José dos Pinhais (Foto: Henry Milleo / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Em 2010, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos como o maior mercado consumidor de perfumes do mundo -- segundo o Instituto Euromonitor, o negócio fez girar US$ 6 bilhões país afora na época. Três anos depois, o grupo paranaense O Boticário conseguiu a liderança desse mercado interno, que movimentou US$ 7,2 bilhões no ano passado.

Até 2012, a paulista Natura tinha cerca de 33% de participação no mercado de fragrâncias brasileiro, mas vinha perdendo pontos ano a ano para a concorrente, de acordo com relatório de agosto de 2013 do instituto internacional de pesquisa. A Avon fechou o ano de 2013 na terceira posição.

O resultado acompanha recente expansão do grupo O Boticário, que informou ter investido R$ 357 milhões no ano passado em infraestrutura. Os perfumes -- que alavancaram a empresa de farmácia de manipulação a indústria -- são produzidos na fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na qual a previsão de gastos era de R$ 87 milhões.

Fora do Paraná, o grupo ainda começou, ontem, a operação em fase de testes de um centro de distribuição de R$ 155 milhões instalado em São Gonçalo dos Campos (BA), onde também deve inaugurar uma segunda fábrica de cosméticos. O centro servirá para abastecer o mercado nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Abihpec), o mercado de perfumes nacional continua pulsante. Em 2013, a produção somou quase R$ 6,3 milhões em valores recém-saídos de fábrica. É cerca de 17% a mais do que no ano anterior e 68% a mais do que em 2009.

Na disputa desse e de outros mercados de beleza, Boticário e Natura têm usado estratégias diferentes. Enquanto a marca paulista mantém o sistema de vendas por catálogo, o Boticário buscou diversificar formas de venda nos últimos anos, para não depender tanto das franquias -- a marca é a maior franqueadora do Brasil.

Em entrevista a Gazeta do Povo, em julho passado, o fundador do Boticário, Miguel Krigsner, afirmou que o foco do grupo permanece o mercado interno, impulsionado pela ascensão da classe C. No caso da Natura, o incremento das vendas internacionais foi comemorado em relatório financeiro de 2013 a acionistas -- significaram 14,4% do total. MaquiagemSegundo o Euromonitor, a Natura ainda lidera as vendas no mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil juntamente com a Avon. O Boticário, no entanto, mostrou crescimento na participação no mercado doméstico de maquiagens, também ultrapassando a Natura em 2013 na comparação com o ano anterior. A Avon segue líder desse nicho.

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