A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) perdeu nesta quinta-feira quase todo o ganho que registrou no dia anterior, quando subiu 1,21%. O Ibovespa encerrou o dia em queda de 1%, para 37.473 pontos. O volume financeiro ficou em R$ 2,048 bilhões.
A bolsa paulista acompanhou, novamente, o desempenho de Wall Street. As bolsas americanas fecharam em queda depois que dados sobre a economia dos Estados Unidos reforçaram a idéia de que as taxas de juros vão continuar subindo.
O mercado americano e, consequentemente o brasileiro, está de mau humor desde o início da semana, quando o presidente do Federal Reserve, o Banco Central americano, deu a entender em Nova York que o aperto monetário vai continuar. Os juros americanos devem passar para 4,75% ao ano. A reunião do Fed está marcada para os dias 27 e 28.
Na Bovespa, entre as ações mais negociadas estiveram Petrobras PN, Eletrobras PNB e Bradesco PN. As principais quedas foram de TIM Part ON (5,87%), TIM Part PN (5,23%) e Brasil ON (4,49%). Entre as altas estiveram Light ON (2,39%), Embratel Part PN (2,31%) e Eletrobras ON (2,04%).
Segundo um analista, de certa forma, o mercado brasileiro acentuou a queda nesta quinta-feira, com a indefinição sobre a saída do ministro Antônio Palocci, da Fazenda.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast