A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) divulgou nesta sexta-feira a composição da nova carteira teórica do Ibovespa, do IBrX-50 e do IBrX, que irá vigorar até 28 de dezembro. Conforme já haviam indicado as prévias anteriores, entram no Ibovespa as ações da ALL, os papéis ordinários da Natura e os preferenciais do Pão de Açúcar e da TAM. Saem as ações preferenciais da Contax.
Para o sócio-presidente da Sirotsky & Associados, Ricardo Sirotsky, o mercado passa a refletir a melhoria do cenário da economia brasileira - o que pode ser positivo para a bolsa. Nesta quinta-feira, o Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontou para a um aumento trimetral no consumo das famílias, em torno de 1%.
Além disso, o mercado de juros futuros aponta para taxas decrescentes, o que poderá se traduzir para maior concessão de crédito ao consumidor.
- A queda de juros é algo praticamente irreversível para qualquer presidente que venha a ser eleito e isso irá resultar em uma melhoria nos indicadores de consumo. Hoje há uma dicotomoa no Brasil porque quem precisa de crédito não tem, e quem não precisa tem mas não usa. Agora estamos vivenciando uma situação que poucas vezes já vimos. Temos uma projeção de juros futuros (com vencimento em janeiro de 2008) nas mínimas históricas, na faixa de 13,80%. E isso tem uma forte relação com empresas de consumo, como Pão-de-Açúcar e TAM - avalia.
A Bovespa também divulgou que o peso dos papéis preferenciais da Petrobras no índice aumentou de 11,278% para 13,086%; o das ações preferenciais de classe A da Vale subiu de 8,401% para 11,058%; o peso dos papéis Bradesco PN aumentou de 4,258% para 4,815%.
Já as ações da PN da Telemar tiveram sua participação reduzida de 6,567% para 4,724%. A fatia da Usiminas PN também caiu, de 5,215% para 4,490%.
No IBrX-50, ingressaram os papéis da ALL UNT, da Cyrella Realt ON, da Nossa Caixa ON e da TAM S/A PN. Saíram Ipiranga Pet PN, Telemig Part PN, Brasil T Par ON, Acesita PN e Contax ON;
Já no IBRX-Brasil ingressaram Cosan ON, Nossa Caixa ON, UOL PN, Rossi Resid ON, Ambev ON e Saraiva Livraria P. Saíram AES Tietê ON, Magnesita PNA, Tele Nort CL PN, Ipiranga Ref PN e Telemig Part ON.
As carteiras teóricas da Bovespa são alteradas ao final de cada quatro meses. A última delas vigorou entre maio e agosto. As prévias consideram os pregões do último dia útil do mês anterior, do dia 15 do mês corrente e do dia anterior à implementação da nova carteira.