A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou os negócios desta quarta-feira perto da estabilidade, com variação negativa de apenas 0,09%, aos 48.710 pontos. Durante o dia, marcado por um movimento de realização de lucros, o Ibovespa chegou a bater recorde pontuação, alcançando os 49.338 pontos, mas recuou antes do fechamento.
O volume financeiro foi o maior já registrado pela instituição e chegou aos R$ 14,533 bilhões, por conta do vencimento de contratos do índice Bovespa Futuro.
O risco-país, termômetro da confiança dos investidores na economia brasileira, atingia os 155 pontos-base, por volta das 18h45m.
O dólar, após operar em ligeira alta durante a maior parte do dia, recuou discretamente, com uma atuação um pouco mais branda do Banco Central no mercado à vista de câmbio. A moeda americana caiu 0,10% e fechou vendida a R$ 2,034 reais.
No leilão, que tem sido realizado diariamente, o BC fixou corte a 2,0363 reais e aceitou, segundo operadores, duas propostas.
De acordo com o diretor da Ágora Corretora, Álvaro Bandeira, o mercado teve um dia instável em função do vencimento de opções de índice nesta quarta-feira (ouça os comentários do especialista) .
O dia foi marcado pela expectativa dos investidores em relação à decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que deverá reduzir a taxa de juros da economia brasileira em 0,25 ponto percentual, para 12,50% ao ano.
A boa notícia vinda do mercado externo foi o anúncio de um dos maiores fundos de investimento dos Estados Unidos segundo o qual, entre os países emergentes, os únicos que deverão ficar com parte de seus investimentos são Brasil e Índia.
Nos Estados Unidos, o Dow Jones subiu 0,24%; o Nasdaq caiu 0,26%; e o S&P subiu 0,07%.
O dia foi influenciado pela divulgação de resultados corporativos. Depois do fechamento das bolsas nesta terça-feira, a Yahoo divulgou um lucro trimestral decepcionante no primeiro trimestre do ano, com queda de 11%.
A IBM teve um resultado melhor, que foi ao encontro das expectativas. As vendas da empresa cresceram , mas as ações perderam 1% antes da abertura do mercado.