Praia, sol, caminhada à beira-mar, massagem e bolsa de valores. A combinação que inicialmente pode parecer estranha, chamou a atenção dos veranistas que passaram o fim de semana no litoral paranaense. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) instalou um estande em Guaratuba, no sábado, e em Matinhos, no domingo. Promotores da Bovepa orientavam os turistas sobre o funcionamento e a importância do mercado acionário enquanto quem quisesse relaxar, passava por uma sessão de massagem. Balões e brindes também foram distribuídos.
O economista Michael Braum, 24 anos, morador de Curitiba, foi um dos que realmente se interessou pelas informações da Bovespa. "Ainda não tenho investimentos na bolsa, mas sei que são investimentos que costumam dar mais rentabilidade que outras aplicações. Estou tendo um primeiro contato aqui e chegando em Curitiba devo definir uma aplicação."
Mas mesmo quem não mostrou muito interesse em entrar no mundo do ágio, do pregão e do spread deu uma passadinha no estande. A corretora de seguros Sueli de Oliveira deu um intervalo no banho de sol para, junto a duas amigas, conhecer as atrações da Bovespa. Para ela, no entanto, a principal atração foi mesmo a sessão de massagem.
Balanço
Segundo o promotor da Bovespa, José Alcino Vendramin, a reação de Braum tem sido comum na maioria dos visitantes. "O pessoal tem se interessado, feito perguntas. Nós orientamos. Mostramos que com qualquer valor já dá para entrar na Bolsa, que não precisa ser um expert em investimentos", afirma.
Iniciado em 2003, o programa Bovespa Vai à Praia é uma das estratégias da Bolsa para chegar aos pequenos investidores. Desde sua criação, a bolsa de valores já realizou mais de 83 mil atendimentos. Neste ano, a Bolsa contará com estandes no litoral de São Paulo, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Paraná. Pelo menos 17 corretoras estão trabalhando em parceria com Bolsa de São Paulo nesta promoção.