O bom desempenho das ações de empresas domésticas ligadas a metais deu fôlego à Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), cujo principal índice subiu, na contramão dos mercados internacionais.
O Ibovespa avançou 0,37%, para 60.928 pontos, novo patamar recorde para o ano. O giro financeiro do pregão foi de R$ 8,65 bilhões.
A ação preferencial da Vale foi a que mais contribuiu para o avanço do índice, ao subir 1,61%, a R$ 36,02, mesmo num dia de declínio nos preços das commodities metálicas. Ações de siderúrgicas também subiram, assim como as de construtoras e as das empresas do grupo BRF.
Esta semana traz dados importantes sobre o mercado imobiliário e também reserva a decisão sobre juros do Federal Reserve (Fed), banco central americano, o que sempre deixa o mercado apreensivo.
Além disso, investidores acompanham também a reunião do G20, a partir de quinta-feira (24). Líderes mundiais devem divulgar novas avaliações sobre os efeitos da crise mundial e também podem sinalizar a redução da ajuda dos governos à economia.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast