Contaminada pelo pessimismo externo, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) perdeu força nesta quinta-feira (22) e fechou os negócios em baixa.
O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, teve desvalorização de 1,68%, a 37.894 pontos. O giro financeiro foi de R$ 3,588 bilhões.
Europa
Na Europa, as bolsas devolveram os ganhos registrados na abertura e fecharam no vermelho. O resultado da Nokia, pior do que o esperado, bem como da BT Group e Fiat acabaram anulando a recuperação de ações do setor bancário
O FTSE-10, de Londres, fechou em baixa de 0,19%, aos 4.052 pontos. Em Frankfurt, o DAX cedeu 0,98%, para 4.219 pontos. O CAC 40, de Paris, fechou aos 2.869 pontos, com perda de 1,24%.
Estados Unidos
As Bolsas de Nova York operam em baixa nesta quinta-feira (22), afetadas por notícias negativas, tanto em termos macroeconômicos como de empresas. A fabricante de celulares Nokia viu seu lucro cair 69% no quarto trimestre para 576 milhões de euros, reflexo de uma redução de 19% nas vendas, que somaram US$ 12,66 bilhões.
Os investidores também analisam os dados sobre a construção de novas moradias, pedidos por alvarás de construção e requisições semanais por seguro-desemprego nos EUA, que vieram negativos. No campo político, os agentes assimilam as notícias indicando que três-quartos do plano de recuperação de Barack Obama será implementado dentro de 18 meses.
Ásia
Na Ásia, o destaque ficou por conta dos dados sobre o crescimento da China no quarto trimestre. A economia cresceu 6,8%, desacelerando de 9% no terceiro trimestre. Esta foi a menor taxa de crescimento em sete anos. Os dados não surpreenderam negativamente os investidores, e as bolsas em Xangai e Hong Kong subiram 1% e 0,59%, respectivamente.
Conforme o esperado, o Banco do Japão optou pela estabilidade da taxa básica de juros em 0,1% ao ano, mas anunciou que aumentará a recompra de títulos públicos e outros tipos de dívida, como commercial papers. Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei-225 subiu 1,09%. Já em Seul os ganhos somaram 1,14%.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast