A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em leve alta nesta quinta-feira, com investidores preferindo evitar grandes apostas antes do discurso do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, marcado para a manhã de sexta-feira.
Há muita incerteza no mercado sobre os próximos passos do banco central norte-americano em relação à política monetária. O mercado de juro futuro embute redução de 0,25 ponto na reunião de setembro, na esteira da turbulência que abalou os mercados financeiros no último mês. Antes da crise analistas previam manutenção da taxa.
O principal indicador da bolsa paulista terminou com ganho de 0,23 por cento, para 52.857 pontos. O volume financeiro ficou em 4,2 bilhões de reais, em linha com a média diária do ano.
"Como o cenário está nebuloso, o mercado espera que Bernanke clareie o cenário", disse Miguel Daoud, diretor da Global Financial Advisor.
"Mas na minha opinião, ele vai deixar o mercado 'no escuro'. Hoje o que colaborou (para a baixa) foi o relatório do Lehman, que mudou o humor", complementou.
O Lehman Brothers reduziu o preço-alvo para as ações de quatro grandes corretoras e as estimativas para os resultados delas nos próximos dois trimestres e para o ano fiscal de 2008, dizendo que o lucro do terceiro trimestre será afetado pela turbulência nos mercados de crédito imobiliário.
Na terça-feira a corretora Merrill Lynch já tinha reduzido a recomendação para as ações de Bear Stearns, Citigroup e do próprio Lehman Brothers de "compra" para "neutra", e as estimativas de lucro para os bancos devido aos problemas no setor de crédito imobiliário dos Estados Unidos.
"As pessoas estão cautelosas com o setor financeiro", disse Eric Kuby, vice-presidente de investimentos da North Star Investment Management Corp, em Chicago. "Acho que as pessoas continuam a focar na grande questão: quanto os problemas de crédito se espalharam?"
Em Nova York, o Dow Jones recuou 0,38 por cento, mas o índice de principais ADRs brasileiros fechou perto da estabilidade.
GIRO EM BLUE CHIPS
Na Bovespa, os negócios ficaram concentrados nas duas blue chips, Companhia Vale do Rio Doce e Petrobras .
A mineradora fechou em alta de 0,18 por cento, a 79,29 reais, com giro de cerca de 600 milhões de reais. Já Petrobras avançou 1,39 por cento, para 50,29 reais, com volume de pouco mais de 500 milhões de reais.
O giro da terceira colocada, Usiminas, somou apenas 140 milhões de reais.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast