O Ibovespa fechou praticamente estável nesta segunda-feira, acompanhando a cautela internacional com a dívida de países europeus em uma sessão com volume abaixo da média.

CARREGANDO :)

Com os ajustes após o fechamento, o principal índice das ações brasileiras fechou em leve alta de 0,1 por cento, para 70.127 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 4,8 bilhões de reais, ante média de 6,47 bilhões de reais nos primeiros quatro dias do ano.

"O mercado subiu muito, lá pelos 71 mil pontos (na quarta-feira), e agora está devolvendo... Está sem volume. Não tem muita perspectiva de curto prazo", disse Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da corretora Souza Barros.

Publicidade

O principal motivo para a cautela desta sessão, segundo Monteiro, foi a discussão a respeito da dívida de Portugal. O mercado aguarda para quarta-feira a primeira oferta de títulos públicos do país no ano, e já avalia a necessidade de que Lisboa receba ajuda externa, a exemplo de Irlanda e Grécia.

Entre as ações do Ibovespa, o destaque ficou para os papéis da varejista eletrônica B2W, com alta de 7 por cento, a 34,24 reais. O jornal Valor Econômico publicou que a Lojas Americanas poderia estar em negociações para adquirir o total das ações da B2W em circulação no mercado e fechar o capital da empresa.

O papel da Lojas Americanas caiu 0,70 por cento, a 15,53 reais. A companhia negou em comunicado que haja "qualquer estudo em andamento ou decisão" no sentido de incorporar a B2W.

O maior volume ficou com a ação preferencial da mineradora Vale, com alta de 0,29 por cento, a 51,05 reais. Petrobras PN subiu 0,94 por cento, a 26,98 reais.

A construtora e incorporadora PDG Realty, que informou alta de 38,2 por cento das vendas contratadas no quatro trimestre do ano passado, teve queda de 1,95 por cento, para 10,05 reais, com o terceiro maior giro.

Publicidade

Apesar da queda das ações, que acumulavam alta de mais de 6 por cento no último mês, a corretora Ativa avaliou o resultado como positivo e calculou em 24 por cento o potencial de valorização dos papéis, para preço-alvo de 12,72 reais.

"A incorporadora está sendo negociada a um múltiplo P/BV (preço/valor contábil) ajustado de 1,6x, representando um prêmio de 12 por cento sobre a média das top 4 incorporadoras, e um múltiplo significativamente abaixo do 1,9x da MRV que possui o maior múltiplo do setor", justificou o analista Armando Halfeld, em relatório.

Fora do índice, os recibos de ações da Agrenco despencaram 51,2 por cento, a 1,41 real, no primeiro pregão em que participou desde 10 de fevereiro do ano passado. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) derrubou a suspensão do registro de emissor estrangeiro da empresa após o envio das informações periódicas que se encontravam em atraso.