Curitiba Nos últimos dois anos, 17 empresas brasileiras abriram seu capital e passaram a negociar suas ações em bolsa de valores. Só este ano foram dez, e o número de operações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) cresceu 30%, apesar da turbulência política. Para 2006, as perspectivas de abertura de capital continuam sendo positivas, principalmente para a pequena e média empresa, pois, segundo o presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho, as crises do mundo político não mais estão contaminando o setor financeiro.
Magliano esteve ontem em Curitiba para a inauguração da terceira unidade regional da Bovespa no Brasil, que assume o trabalho institucional e mercadológico de promoção e desenvolvimento do mercado paranaense de capitais, até então realizado pela Bolsa de Valores do Paraná (BVPR), que decidiu encerrar suas atividades. O novo escritório da Bovespa localizado em Curitiba pertencia à bolsa paranaense.
Segundo o presidente da Bovespa, o objetivo da bolsa paulista ao adquirir a BVPR é incrementar os negócios com ações no estado. O Paraná, quinto estado em número de operações na Bovespa, responde hoje por 4,96% dos investidores pessoas físicas que aplicam na bolsa e 12,2% no caso das pessoas jurídicas. De acordo com Magliano, 72% das operações do mercado acionário brasileiro se concentram nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Entre os projetos em que a Bovespa dará ênfase no Paraná está o programa de popularização "Bovespa vai até você", que há três anos vem contribuindo para ampliar de forma expressiva a participação de pessoas físicas no volume financeiro da bolsa e no número de clubes de investimento, que se constituem na forma mais fácil de acesso ao mercado. Magliano lembrou que, em três anos, o número de clubes desse tipo saltou de 356 para 1.300. "Isso prova a mudança de comportamento do investidor brasileiro. As pessoas passaram a aplicar pequenas quantias mensais em ações através dos clubes de investimento, pensando no rendimento de longo prazo."
Programas
Pensando no grande número de pequenas e médias empresas brasileiras, a Bolsa de Valores de São Paulo lançou o programa "Bovespa Mais", que abre a essas companhias o acesso à abertura de capital. "As expectativas para o Paraná são positivas, já que no Sul do país o mercado tem uma cultura mais desenvolvida em termos de educação", disse Magliano, lamentando que no estado apenas nove empresas negociam ações em bolsa.
A Bovespa também tentará conquistar os investidores em férias no litoral do Paraná. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a bolsa estará presente na praia de Guaratuba com o programa "Bovespa vai à praia".
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast