A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve um pregão de ajuste nesta terça-feira (24), após ter subido quase 6% na véspera. Os investidores aproveitaram para embolsar os ganhos registrados nesta segunda-feira (23) e vender com lucro suas ações, gerando baixa no mercado. O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, teve queda de 2,27%, para 41.475 pontos. Os negócios em Wall Street também têm perfil negativo, com o Dow Jones e o Nasdaq apontando para baixo. Os agentes aproveitam a falta de indicadores relevantes do dia para tomar fôlego, depois que os índices tiveram o maior ganho diário desde o fim de outubro do ano passado.
Como resultado, por volta das 17h10 de Brasília, o índice Dow Jones registrava perdas de 1,01%, aos 7.697 pontos, enquanto o indicador tecnológico Nasdaq recuava 2,04% e o índice ampliado S&P 500 caía 1,53%
A fonte de tanto otimismo na véspera foi o detalhamento do projeto de saneamento do balanço dos bancos via fundos público-privados. O governo assumirá a maior do risco e financiará os compradores privados que fizerem as maiores ofertas nos leilões de ativos ilíquidos.
Panorama
Na Europa, o principal índice de ações do mercado terminou com valorização, em um pregão marcado pela volatilidade. O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais mercados da região, subiu 0,18%, para 740 pontos, apesar da queda nos papéis de instituições financeiras.
Entre os principais mercados, Londres teve baixa de 1,05%, enquanto Frankfurt encerrou o dia com ganhos de 0,26% e Paris teve alta de 0,17%. Os mercados asiáticos também subiram, acompanhando o bom humor da véspera.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast