A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta terça-feira (16), em um pregão de recuperação depois das perdas da véspera. Às 14h49, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subia 3,31%, aos 39.587 pontos.
Dólar vive novo dia de oscilação
Aqui e lá fora, os investidores mantêm o otimismo à espera da decisão de juros do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano. À tarde, o comitê apresenta a nova taxa de juro e a previsão é de redução de 1% para 0,5% ao ano. A queda em si não tem muito impacto sobre a economia. Os agentes esperam, sim, alguma sinalização sobre outras medidas, como a injeção de dinheiro na economia.
Os investidores também digerem os dados sobre o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) referente ao mês de novembro. O indicador mostrou alta de 1,1% em novembro ante o mesmo mês do ano passado, na menor apreciação anual desde fevereiro de 1965 e em uma profunda desaceleração em relação à alta de 5,6% de outubro. Na comparação ante outubro, o CPI registrou queda recorde em novembro, de 1,7%, em base sazonalmente ajustada.
Exterior e segunda-feira
Na Europa, o dia ganhou contorno positivo com a divulgação de indicadores de atividade. Em Tóquio, o pregão foi de baixa de 1,12%, seguindo a tendência da bolsa norte-americana na véspera. Outros mercados importantes da Ásia registraram altas mínimas.
A mesma tendência pesou sobre a Bovespa na segunda-feira, quando a bolsa paulista terminou em queda de 2,68%, aos 38.320 pontos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast