A Bolsa de Valores de São Paulo segue em queda moderada nesta quarta-feira desde a abertura dos negócios. Por volta das 11h11min, o Ibovespa caía 0,28%, aos 36.576 pontos. No mesmo horário, o dólar mantinha alta de 0,45% e era vendido a R$ 2,2130. O risco-país recua 0,88% e atinge os 225 pontos-base. As bolsas européias operam em alta , enquanto as americanas registram retração.
Os destaques do dia, no cenário externo, são os balanços corporativos e o Livro Bege do Fed, que reúne dados coletados pelas unidades regionais do banco central americano sobre a economia e representa um importante sinalizador do ritmo da atividade do país.
A agenda americana também inclui os relatórios do Departamento de Energia sobre o comportamento dos estoques de petróleo e derivados na semana passada. Tais dados, conforme assinala Julio Hegedus Netto, economista-chefe da Lopes Filho & Associados, costumam influenciar os preços do petróleo, devido ao conflito no Oriente Médio.
No Brasil, as atenções estão voltadas para os indicadores do setor público em junho, a reunião do CMN, quando deve ser decidida a nova legislação cambial, a sondagem do consumidor - que cresceu em julho -, realizada pela FGV, e o IPC da Fipe - que registrou taxa de 0,16% na terceira quadrissemana de julho, dentro das estimativas do mercado.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast