• Carregando...

A Bovespa subiu forte nesta segunda-feira (13), em meio ao otimismo após um acordo parlamentar na Grécia sobre medidas para garantir um resgate financeiro e à recuperação parcial das ações da Petrobras.

O Ibovespa subiu 2,65%, a 65.691 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 13,19 bilhões de reais, impactado pelo vencimento de opções sobre ações, que movimentou 6,3 bilhões de reais.

Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,57% às 18h39 (horário de Brasília), enquanto o S&P 500 valorizava 0,68%.Parlamentares gregos apoiaram cortes drásticos em salários, aposentadorias e empregos no domingo, para que o país possa ter um socorro de 130 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para evitar um calote desordenado que contaminaria toda a zona do euro.

Segundo o operador Rafael Dornaus, da corretora Hencorp Commcor, o acordo na Grécia foi um dos fatores que mais influenciou na alta desta sessão, assim como os dados do relatório boletim Focus, que indicou um corte nas estimativas do mercado para a taxa Selic em 2013."Teve a Grécia favorecendo, mas também o relatório Focus dando uma animada pela expectativa da Selic. Os setores de construção e consumo reagiram bem (a esse corte)", disse.

Ações desses setores registraram fortes altas como Rossi, com ganhos de 6,75%, PDG Realty, de 6,53%, e Hypermarcas, com ganhos de 4,44%.

Dornaus destacou também o comportamento das ações da Petrobras, que após caírem cerca de 8% na sexta-feira devido aos resultados ruins do quarto trimestre.

Mas a maior do índice foi Gol, subindo 9,85%, a 13,60 reais, após o Morgan Stanley reiniciar a cobertura da empresa com indicação de "overweight" (quando espera desempenho acima da média do mercado).

Entre as blue chips, o papel preferencial da companhia subiu 3,66%, a 24,36 reais, enquanto a ordinária teve ganhos de 2,93%, a 25,99 reais. "O petróleo subiu bem e isso influenciou, além do otimismo como um todo na bolsa", lembrou o operador.Maria das Graças Silva Foster assumiu nesta segunda-feira a presidência da companhia, em substituição a José Sergio Gabrielli.

Outro destaque de alta foi a preferencial da Vale, com alta de 2,58%, a 43,73 reais.

As ações da mineradora foram os que movimentaram maior volume de contratos no exercício de opções nesta segunda-feira.Segundo a BM&FBovespa, 6 bilhões dos 6,3 bilhões de reais do montante movimentado nesse segmento nesta segunda-feira corresponderam a contratos de opções de compra.

Na outra ponta, Dasa teve a maior queda do Ibovespa, de 2,12%, seguida por Cesp, com baixa de 1,9%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]