O principal índice da Bovespa encerrou a quarta-feira com discreta baixa, sem o impulso de Wall Street.
O Ibovespa caiu 0,12 por cento, para 39.944 pontos. O giro financeiro da sessão, que contou com vencimento de Ibovespa futuro e opções sobre índice, foi de 8,98 bilhões de reais.
O Dow Jones e o Nasdaq operavam estáveis quando a Bovespa fechou. Wall Street chegou a perder mais de 1 por cento no início do dia com resultados ruins de instituições financeiras e perspectivas econômicas ainda sombrias.
"(A bolsa) acompanhou Nova York. Não tem muito jeito, é correlação mesmo", afirmou Álvaro Bandeira, diretor da Ágora Corretora.
"A decisão do Fed fez efeito ontem. Hoje já não capturou muito na Europa em função (dos dados) da desaceleração econômica e de resultados fracos, principalmente de instituições financeiras."
As bolsas de valores européias já estavam fechadas quando o Federal Reserve anunciou, na véspera, corte do juro norte-americano para a faixa de zero a 0,25 por cento. Nesta sessão, o índice das principais ações do continente caiu 0,76 por cento.
O Morgan Stanley divulgou prejuízo trimestral superior ao esperado, de 2,2 bilhões de dólares, enquanto o BNP Paribas, maior banco da França por valor de mercado, anunciou uma inesperada perda em uma de suas principais divisões.
Segundo Bandeira, esse ambiente faz com que o mercado opere muito atrelado às notícias imediatas, embora tenha uma certa tendência de recuperação na Bovespa. "Alguns investidores institucionais estão voltando", disse.
As ações da OI foram as que mais contribuíram para a leve queda do Ibovespa, caindo 5,22 por cento, para 34,30 reais.
A sessão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que decidiria sobre a compra da Brasil Telecom pela Oi foi suspensa por uma medida cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU).
Caso a decisão não saia até sexta-feira, o contrato assinado entre as duas operadoras deixa de existir e a Oi terá de pagar multa de 490 milhões de reais aos sócios da Brasil Telecom, cujas ações recuaram 4,5 por cento, para 19,00 reais.
Entre as blue chips, Petrobras avançou 2,3 por cento, para 24,35 reais, apesar da queda de mais de 8 por cento do petróleo. Vale subiu 1,77 por cento, a 26,39 reais.