As principais empresas petrolíferas ocidentais, incluindo a BP, a Royal Dutch Shell e a Exxon Mobil, estão negociando com o governo do Iraque para reduzir a sua produção de petróleo no país, o que impactaria diretamente na meta de produção total do país, estimada em 12 milhões de barris por dia, disse um funcionário do governo iraquiano.

CARREGANDO :)

Enquanto essas conversas já acontecem desde 2012, a russa OAO Lukoil Holdings e a italiana Eni SPa foram as primeiras a reduzir a sua meta de produção neste ano.

"Estamos conversando com a BP para reduzir a meta de produção estabelecida para o campo Rumaila de 2,850 milhões de barris por dia para 2,1 milhões de barris por dia", afirmou Abdul Mehdy al- Ameedi, chefe de contratos petrolíferos do Ministério do Petróleo do Iraque. Atualmente, a BP e a parceira China National Petroleum Corp (CNPC) estão produzindo cerca de 1,4 milhões de barris por dia.

Publicidade

A Shell junto à parceira Petronas estão negociando com o governo iraquiano para reduzir a sua meta de produção em 600 mil barris por dia para 1,2 milhões de barris produzidos diariamente, disse Ameedi.

Além disso, ele disse que o consórcio liderado pela Exxon Mobil, que está operando no campo West Qurna Phase One, negociado com o Iraque para reduzir a meta de produção de 2,8 milhões de barris por dia para 1,8 milhões de barris diariamente. Atualmente, a Exxon Mobil produz 450 mil barris de petróleo por dia no campo iraquiano. A Exxon fechou acordo com a PetroChina e a Pertamina, da Indonésia, para vender 25% e 10% de sua participação de 60% no projeto, respectivamente.

O Iraque reduziu a sua meta de produção de petróleo em 3 milhões de barris por dia, para 9 milhões de barris por dia até 2017. "Nós não temos a infraestrutura para produzir, armazenar e exportar 12 milhões de barris por dia", disse Ameedi. "Nós podemos não encontrar compradores para a quantidade de petróleo produzido", acrescentou.

Em janeiro, Lukoil foi a primeira empresa a estabelecer um acordo com o governo iraquiano para reduzir a meta de produção em West Qurna Phase Two de 1,8 milhões de barris por dia para 1 2 milhões de barris por dia. A produção deve ser iniciada

no final do ano ou no início de 2014. Inicialmente, a companhia pretende produzir 150 mil barris por dia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade