A petrolífera BP pretende vender sua rede de postos de gasolina Aral, na Alemanha, por cerca de 2 bilhões de euros (2,6 bilhões de dólares), segundo informou a revista alemã Wirtschaftswoche neste sábado, citando banqueiros com conhecimento dos planos da empresa.
Na semana passada, a BP anunciou que planeja vender 30 bilhões de dólares em ativos - principalmente poços de gás e petróleo - ao longo dos próximos 18 meses para cobrir os custos de seu vazamento de petróleo no Golfo do México, o pior na história dos Estados Unidos.
Segundo a revista, a francesa Total, a russa Rosneft e a rede independente Avia, estariam entre as interessadas. A Rosneft também afirmou ter interesse em duas refinarias da BP na Alemanha.
Tanto a empresa russa quanto a britânica BP não quiseram comentar as informações.
Uma fonte do setor afirmou, no entanto, que a venda da Aral é improvável uma vez que a rede é integrada ao sistema de refinaria da BP, e o foco das vendas da empresa é principalmente poços de petróleo e gás.
A Aral é líder de mercado na Alemanha, com cerca de 2.400 postos, segundo seu site. A BP comprou a rede em 2002 como parte de um acordo maior com o grupo de energia alemão E.ON.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast