A participação da Varig no mercado doméstico caiu para 3,5% em julho, contra 24,8% registrados um ano antes, ficando abaixo até mesmo da novata BRA, que no mês passado ficou com 4,38%, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).No mercado Internacional, a TAM também elevou sua participação para 52,6% em julho, com crescimento de 31,9 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2005, de acordo com dados divulgados pela Anac. Na comparação com junho deste ano, o ganho de market share da TAM foi de 14,7 pontos percentuais
Desde julho de 2005, a participação da Varig no mercado internacional encolheu de 74,8% para 29,9% em um ano, totalizando 402,9 mil passageiros transportados para fora do país.
A TAM também ampliou seu espaço no mercado interno, transportando 51,2% dos passageiros no país, ou 1,867 milhão de pessoas. Há um ano, a TAM detinha 41,7%.
A segunda colocada Gol subiu para 36% de participação, contra 24,71% em julho de 2005.
O mercado de maneira geral caiu 0,9% no mês passado, somando 3,6 milhões de passageiros transportados, a primeira queda do ano.
No mercado internacional a redução foi maior, de 45,6%, refletindo a crise da Varig, até então líder no transporte desse segmento, que deixou de transportar passageiros por falta de aviões. A empresa vendida em leilão em 20 de julho para a VarigLog possuía nessa data apenas dois aviões em operação. Em julho, a Varig transportou 129 mil pessoas.Para tentar recuperar o espaço perdido, a companhia lançou nesta semana promoções de tarifas da ponte-aérea.