Rio A crise da Varig reduziu sua participação no mercado doméstico para 3,54% do volume de passageiros transportados em julho. Com isso, a companhia caiu para a quarta posição do ranking, atrás dos 4,38% da BRA. No mercado internacional, pela primeira vez em 45 anos, a Varig perdeu a liderança, para a TAM.
O recuo da Varig também levou o setor à queda de 0,9% em julho, primeiro desempenho negativo desde janeiro de 2003. No exterior, o recuo foi de 45,46%. Juntas, TAM e Gol respondem por 87,22% do tráfego interno.
"A Varig puxou todo o setor aéreo para baixo", afirma o consultor de aviação Paulo Sampaio. Atendendo apenas duas cidades no exterior, ante 30 do início deste ano, a Varig viu sua fatia no transporte internacional encolher 78,2% em julho, quando teve 29,96% de participação. No mesmo período do ano passado, tinha 74,84%. A TAM ultrapassou a Varig e liderou a demanda com 52,64% ante 20,73% de julho de 2005.
O encolhimento da Varig, que atendia 36 cidades brasileiras no início do ano e agora atende 7, consolidou a hegemonia da TAM no mercado doméstico. Pela primeira vez em sua história, a TAM transportou mais da metade dos passageiros que viajaram de avião no mês passado, 51,22%.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast