O Brasil espera concluir um acordo automotivo com o Paraguai no primeiro trimestre do próximo ano, enquanto alguns ajustes serão feitos no pacto existente com a Argentina, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Armando Monteiro, neste domingo.
O Paraguai é o único membro do bloco sul-americano com o qual o Brasil não tem um acordo neste setor. Monteiro disse que será um processo gradual de flexibilização do comércio.
“Os presidentes já nos autorizaram a fazer um acordo, estamos concluindo as negociações (...) queremos concluir no primeiro trimestre do próximo ano”, disse Monteiro aos repórteres durante reunião semestral do Mercosul no Paraguai.
“Com a Argentina temos um acordo com base em quotas e têm a expectativa de que alguns ajustes serão introduzidos. Com o Paraguai, o acordo terá um grau de flexibilidade e gradualismo pelas características do mercado”, acrescentou.
O Paraguai exporta ao Brasil cerca de 100 milhões de dólares em autopeças anualmente, de acordo com o ministro paraguaio da Indústria, Gustavo Leite.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast