O Brasil vai colher a segunda maior safra de grãos da história em 2008/09, totalizando 134,34 milhões de toneladas, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a produção nacional divulgado nesta terça-feira.
A produção, segundo a entidade, fica atrás apenas das 144,13 milhões de toneladas colhidas em 2007/08.
A área plantada em 2008/09, de acordo com a Conab, totalizou 47,7 milhões de hectares, aumento de 0,6 por cento em relação aos 47,4 milhões de hectares da safra passada.
O aumento se deu principalmente nas lavouras de soja, que atingiram 21,7 milhões de hectares, e de milho, com 14,1 milhões. Somadas, as duas safras representam mais de 75 por cento da área cultivada.
No entanto, tanto as lavouras de milho como as de soja sofreram com a estiagem no centro-sul, prejudicando a produtividade no Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Segundo o relatório sobre a produção nacional de grãos, a Conab estimou a safra de soja do Brasil em 57,09 milhões de toneladas, pouco abaixo da estimativa realizada em agosto de 57,12 milhões de toneladas. A colheita já foi encerrada.
Na temporada passada, o Brasil produziu um recorde de 60 milhões de toneladas de soja. "A opção pelo cultivo da soja precoce semeada no início do ciclo, ajudou a derrubar a média prevista inicialmente (de produtividade), já que as condições climáticas foram adversas para as variedades de ciclo curto", explicou a Conab, destacando que a produtividade média alcançada de 2,63 quilos por hectare ficou 6,7 por cento abaixo da safra anterior.
MILHO
Em seu 12o levantamento, a Conab previu a safra total de milho em 50,11 milhões de toneladas, contra estimativa no mês passado de 50,27 milhões. O Brasil colheu 58,65 milhões de toneladas de milho em 07/08.
A primeira safra de milho foi estimada em 33,65 milhões de toneladas, contra produção de 39,96 milhões na temporada passada. A produtividade nesta safra sofreu uma redução de 12,2 por cento em relação ao período anterior devido à "deficiência hídrica ocorrida no período de formação dos grãos, o que é fatal para que aconteça a diminuição de produtividade", segundo a estatal.
Já a projeção para a safrinha é de 16,46 milhões de toneladas, ante 18,69 milhões de toneladas em 07/08. A colheita ainda não foi totalmente concluída, já que a estiagem no último trimestre de 2008 provocou atraso na semeadura da safra de verão, levando a um atraso também na safrinha.
A previsão para a produção de trigo no país em 2009 ficou inalterada em 5,85 milhões de toneladas, contra 6 milhões da colheita de 2008.
"De modo geral a cultura está se desenvolvendo satisfatoriamente, auxiliada pelas boas condições climáticas que ocorrem na maioria das regiões e estados produtores", afirmou a Conab.
A safra de algodão do Brasil foi estimada em 1,19 milhão de toneladas, inalterada em relação à previsão anterior. Em 07/08, o Brasil produziu 1,6 milhão de toneladas da pluma. Segundo a Conab, a redução deve-se também ao clima desfavorável.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast