O governo da Bolívia vai receber 2 milhões de doses de vacina contra febre aftosa para auxiliar no trabalho de erradicação da doença no país. As vacinas serão doadas pelo governo brasileiro e imunizarão, primordialmente, os rebanhos da região fronteiriça com o Brasil, uma das áreas de maior risco para a doença na América Latina. A doação foi articulada pelo Grupo Interamericano de Erradicação da Febre Aftosa (GIEFA), entidade que coordena o Plano de Erradicação da Febre Aftosa nas Américas.

CARREGANDO :)

Criado em 2004 após a Conferência Continental de Erradicação da Febre Aftosa, em Houston (EUA), o Plano de Erradicação da Febre Aftosa nas Américas prevê acabar com a forma clínica a doença até 2010. A execução do plano foi estimada inicialmente em US$ 48,3 milhões, mas os custos do projeto estão sendo revistos.

A atualização foi solicitada pela Sociedade Rural Argentina e pelas associações de exportadores de carnes do Brasil e do país portenho. Essas entidades ainda negociam com o GIEFA o valor da contribuição que ajudará a financiar a erradicação da aftosa no continente. A proposta inicial era de US$ 5 por tonelada de carne embarcada.

Publicidade

A intenção é proteger o rebanho nas regiões de fronteiras, consideradas áreas de risco para a proliferação do vírus.