A empresa paranaense de gestão de cartões de benefícios Brasil Convênios prepara sua entrada no mercado de e-commerce. No início do ano, ela acertou a compra da startup catarinense Localdoc, que havia desenvolvido um sistema de comparação de preços de medicamentos. O sistema está sendo redesenhado e será lançado com a marca Localfarma.
A Brasil Convênios atua há 11 anos na área de gestão de cartões. Seu primeiro produto foi um cartão-convênio de farmácias – ele é bastante usado como benefício corporativo, permitindo que o funcionário faça compras em farmácias com desconto em folha de pagamento. A empresa desenvolveu outros sistemas ligados a esse negócio, entre eles um cartão para pagamento de combustível, cartões-presentes, ticket refeição e um produto batizado de “multi”, que funciona como um pré-pago.
Segundo Mauro Rogério Jagher, diretor de planejamento estratégico da companhia com sede em São José dos Pinhais, a entrada no e-commerce foi a forma encontrada para oferecer um novo serviço aproveitando a base de usuários dos cartões da empresa. A ideia é que o portal funcione como um comparador de preços e plataforma de e-commerce. Em uma ponta, qualquer farmácia poderá se cadastrar e oferecer seus produtos. O consumidor poderá comparar preços e realizar a compra.
“Uma das diferenças em relação aos portais de compras tradicionais é que haverá a geolocalização das farmácias”, explica Jagher. “O usuário diz onde está e vê o preço nas farmácias em um raio que ele determina.” O modelo foi pensado para atrair farmácias pequenas e médias que não dispõem de uma plataforma própria de e-commerce e permitirá que a compra seja realizada pessoalmente na farmácia ou através do site – em um primeiro momento, serão aceitos apenas cartões da Brasil Convênios e, com o tempo, outras formas de pagamento .