A empresa paranaense de gestão de cartões de benefícios Brasil Convênios prepara sua entrada no mercado de e-commerce. No início do ano, ela acertou a compra da startup catarinense Localdoc, que havia desenvolvido um sistema de comparação de preços de medicamentos. O sistema está sendo redesenhado e será lançado com a marca Localfarma.
A Brasil Convênios atua há 11 anos na área de gestão de cartões. Seu primeiro produto foi um cartão-convênio de farmácias – ele é bastante usado como benefício corporativo, permitindo que o funcionário faça compras em farmácias com desconto em folha de pagamento. A empresa desenvolveu outros sistemas ligados a esse negócio, entre eles um cartão para pagamento de combustível, cartões-presentes, ticket refeição e um produto batizado de “multi”, que funciona como um pré-pago.
Segundo Mauro Rogério Jagher, diretor de planejamento estratégico da companhia com sede em São José dos Pinhais, a entrada no e-commerce foi a forma encontrada para oferecer um novo serviço aproveitando a base de usuários dos cartões da empresa. A ideia é que o portal funcione como um comparador de preços e plataforma de e-commerce. Em uma ponta, qualquer farmácia poderá se cadastrar e oferecer seus produtos. O consumidor poderá comparar preços e realizar a compra.
“Uma das diferenças em relação aos portais de compras tradicionais é que haverá a geolocalização das farmácias”, explica Jagher. “O usuário diz onde está e vê o preço nas farmácias em um raio que ele determina.” O modelo foi pensado para atrair farmácias pequenas e médias que não dispõem de uma plataforma própria de e-commerce e permitirá que a compra seja realizada pessoalmente na farmácia ou através do site – em um primeiro momento, serão aceitos apenas cartões da Brasil Convênios e, com o tempo, outras formas de pagamento .
Empresa tem 8 mil máquinas em pontos de venda no Brasil
Com o investimento de R$ 800 mil feito na plataforma de e-commerce, a Brasil Convênios pretende acelerar o crescimento das receitas. Em 2014, o faturamento foi de R$ 25 milhões, e o aumento esperado para este ano é de 30%.
O novo portal deve entrar no ar até o fim de abril e já conta com cerca de 5 mil farmácias cadastradas. O alvo inicial são os 100 mil usuários de cartões da Brasil Convênios (sendo cerca de 80% deles de farmácia), mas o site será aberto para qualquer interessado.
As apostas não se restringem ao e-commerce. A empresa tem um ativo valioso, cerca de 8 mil pontos de venda com suas máquinas de leitura de cartões (POS) instaladas. A ideia é oferecer essa rede para outras administradoras de cartão, como fazem companhias como Cielo e Rede.
Além disso, a empresa pensa em produtos novos, como um cartão para abastecimento de combustível para motoristas de outros países.
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Ao anunciar mudanças na Meta, Zuckerberg cita censura de “tribunais secretos” em indireta ao STF
Secretário de Lula diz que decisão de Zuckerberg é “convite para ativismo da extrema-direita”
Lula comunica demissão de Pimenta e Sidônio assume comunicação do governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast