Mantega: “só faltava ela”| Foto: ElzaFiúza/ABr

Brasília - O governo espera para os próximos dias a concessão de grau de investimento pela agência de classificação de risco Moody’s. A expectativa da melhora da nota alimentou rumores de que o Brasil voltará ao mercado internacional com uma nova captação de recursos por meio de títulos da dívida externa.

CARREGANDO :)

A Moody’s está revisando as contas do governo brasileiro e já deu sinais de que vai conceder o grau de investimento. É a única das três grandes agências internacionais que ainda não elevou a nota do Brasil. As agências Standard & Poor’s e Fitch deram o grau de investimento ao país no ano passado, antes do agravamento da crise financeira internacional.

"Provavelmente a decisão será anunciada em setembro", antecipou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Só faltava ela." Pouco antes da declaração do ministro, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, havia dito que os fundamentos da economia brasileira são compatíveis com a classificação de grau de investimento e afirmou esperar que isso seja reconhecido pela Moody’s.

Publicidade

Augustin admitiu a possibilidade de o Tesouro fazer novas captações externas até o final do ano.