Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estudo

Brasil deve ter 135 milhões de celulares com banda larga até 2014

O Brasil deve, nos próximos dois anos, mais do que dobrar o número atual de 60 milhões de celulares com banda larga, segundo um relatório feito pela consultoria Deloite para a GSMA, entidade que representa mais de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo. O país é quarto maior mercado de telefonia móvel do mundo. Os números foram apresentados na Futurecom, maior evento de tele do país e que reúne 14 mil empresários do setor.

A GSMA realizou a sua reunião global no Rio de Janeiro na última semana. O italiano Franco Bernabè, presidente da GSMA e da Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, reclamou bastante do alto custo dos impostos sobre o setor de telefonia. Segundo ele, o Brasil lidera a carga tributária sobre o setor em todo o mundo. "Há 20 anos o telefone celular era um bem de luxo. E os impostos refletiam isso. Mas o celular se tornou um item popular de consumo. A filosofia de impostos sobre a telefonia móvel também precisa mudar."

De acordo com o relatório, o país arrecadou R$ 52,2 bilhões em impostos com o setor de telefonia móvel no ano passado. Entre operadoras e prestadoras de serviços, foram gerados 250 mil empregos no ano. Na conversa com jornalistas, Bernabè se ateve a discutir assuntos da GSMA, e não quis responder questões relacionadas à Telecom Itália ou a TIM.

A entidade listou três questões como prioritárias para melhorar a qualidade da telefonia móvel no país. Além da redução da carga tributária, pediu uma legislação para tornar mais eficiente a instalação de antenas pelas operadoras e uma melhora na qualidade de serviço por parte de fabricantes e produtoras de conteúdo. "O Brasil tem mais de 200 legislações diferentes relacionadas à instalação de antenas. Sabemos que é um processo demorado e burocrático", disse Anne Bouverto, diretora-geral da GSMA.

O outro ponto está relacionado à qualidade dos aparelhos vendidos e dos serviços prestados por celular, como aplicativos e sites omtimizados para mobile. Ela citou a diferença de experiênci para quem usa um celular como o Galaxy S III, da Samsung, para aparelhos de gerações anteriores. "É um aparelho com NFC e otimizado para uso de internet."

* Enviado especial ao Rio de Janeiro

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.