Nos próximos cinco anos, 27 milhões de brasileiros que navegam na internet realizarão sua primeira compra on-line. Assim, em 2021 o país terá 67,4 milhões de consumidores virtuais (e-shoppers), o que representa 44% dos internautas que o Brasil terá então.
Os dados são de pesquisa sobre a influência digital no consumo das 14 principais categorias do varejo brasileiro realizada pela Forrester Research por encomenda da Google.
De acordo com a pesquisa, que entrevistou 4.500 consumidores, as vendas on-line realizadas a partir de dispositivos móveis (smartphones e tablets) já não serão mais apenas uma tendência e representarão 41% do movimento total das vendas virtuais.
Este ano, as vendas do e-commerce devem movimentar em torno de R$ 47 bilhões, ou 5,4% do cerca de R$ 1 trilhão gerado pelo varejo nacional. Em 2021, essa participação chegará a 9,5%.
“A relação do brasileiro com o consumo virtual ainda é muito concentrada em bens comparáveis, que é a terceira fase do amadurecimento do mercado. Mas caminha para o consumo de bens não comparáveis, como móveis, roupas e alimentos, como já acontece nas economista mais amadurecidas”, diz Carol Rocha, gerente de insight de varejo do Google.