Mais de 6 milhões de desktops foram vendidos no Brasil em 2006, segundo pesquisa da consultoria IDC Brasil. O número coloca o país em terceiro lugar entre os mercados mundiais, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, e superando Japão, Reino Unido, Índia e outros mercados tradicionais.
Entre desktops e notebooks, o número de computadores vendidos no país chegou a 7,046 milhões no ano passado - um crescimento de 28,2% sobre as vendas de 2005. Para 2008, a expectativa da IDC é de venda de 8,5 milhões de computadores pessoais.
Apesar do reduzido número de notebooks vendidos, chama a atenção o crescimento do segmento. Enquanto as vendas de desktops subiram 24,6% na comparação entre 2005 e 2006, as de notebooks subiram 96,4% no mesmo período. De acordo com Reinaldo Sakis, analista sênior de PCs e Monitores da IDC Brasil, este salto do portátil em 2006 teve razão, principalmente, pela queda de preços e facilidades no financiamento.
Mercado cinza
O mercado ilegal de computadores, que chegou a 76% em 2004, segue uma curva decrescente. Após cair para 69% em 2005, está hoje em 50,8%. "O aumento de fabricantes locais, a estabilidade da moeda, os incentivos ficais e a facilidade no financiamento são os principais motivos para esta queda", diz Sakis.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast