A ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor, assinou nesta segunda-feira (3) com o governo brasileiro dois acordos de cooperação para o desenvolvimento de projetos e estudos na área de infraestrutura. Detentores de todo o ciclo de construção e operação de trens de alta velocidade, os espanhóis querem ajudar o Brasil no projeto do governo Dilma Rousseff de implantar um trem-bala ligando Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas.
Em conversa com jornalistas, antes de se reunir com representantes do governo brasileiro, Pastor contou sobre dois acordos: um entre os dois governos e outro entre a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a espanhola Ineco (Engenharia e Consultoria do Transporte). A parceria, de acordo com a ministra vai abordar a experiência espanhola no desenvolvimento de projetos e como definir marcos legais para a transferência de tecnologia. "Estamos falando de conteúdo de alta intensidade, não se trata tanto da questão qualitativa, mas como ajudar de forma qualitativa", afirmou.
Pablo Vásquez, presidente da Ineco, defendeu o trem-bala no Sudeste do País porque a mera construção de um trem de alta velocidade seria suficiente para modificar a percepção do mercado sobre a seriedade do país, elevando investimentos em outras áreas indiretamente. A ministra espanhola se encontrará na terça-feira (4) com empresários espanhóis e com o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast