Moradores e visitantes de uma cidade sempre estão às voltas sobre o melhor trajeto para o deslocamento entre um ponto e outro. E formas de otimizar essa viagem têm gerado novos modelos de negócios. Depois do Waze, que informa o motorista sobre o tráfego a partir de dados dos celulares dos usuários, o Moovit pretende ter a mesma relevância para os clientes do transporte coletivo. Criado em Israel em 2012, a empresa está presente em 500 cidades de 50 países no mundo. Chegou ao Brasil há dois anos e tem por aqui o maior mercado mundial: 28 cidades e 3,5 milhões dos 15 milhões de usuários em todo o planeta.
A partir do cruzamento de dados de tráfego de linhas de ônibus, trem e metrô –fornecidos pelas empresas operadoras do sistema e administrações públicas –, com as informações transmitidas pelos usuários e seus celulares, como geolocalização, o app mantém o abastecimento sobre horários, linhas, trajetos, itinerários, tempo de viagem e alertas de alteração de rota do transporte público. Gratuito e disponível nas plataformas iOS, Android e Windons Phone , pretende dobrar o número de cidades cobertas no país até o fim do ano.
Grande parte do aporte de US$ 50 milhões recebido pela empresa na última rodada de investimento, em que parceiros como a Nokia e a BMW participaram do pool de investidores, deve ser aplicado no Brasil. De acordo com o vice-presidente de marketing da Moovit, Alex Torres, a escolha das cidades para inserção no app é feita conforme o tamanho da população e a quantidade de dados disponíveis sobre o sistema de transporte. A empresa não divulga a lista de próximas praças que serão prospectadas, mas tem como meta chegar a todas as capitais brasileiras até o fim do ano. Entre as principais cidades do país, o Moovit está em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Curitiba que, juntas, representam mais de 90% do total de usuários.
Para gerar os dividendos que os investidores esperam, a empresa fecha contratos com operadoras de telefonia e fabricantes de smartphones. Os pontos de recarga de chip da operadora TIM, por exemplo, são assinalados nos mapas dos itinerários. O Windows Phone também já é vendido no Brasil com o Moovit embarcado. Outra fonte de renda é a parceria do app com o Easy Táxi, para combinação de rotas e localização de carros disponíveis próximos ao usuário. Também se estuda o uso de anúncios geolocalizados, apresentando promoções no trajeto do usuário.