São Paulo O Brasil está na 38.º posição em um ranking de competitividade organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em uma lista que inclui 43 países que representam cerca de 90% do PIB mundial. Nesta lista, o Brasil só vence as Filipinas, Turquia, Colômbia, Índia e Indonésia. Perde para a China, Rússia, Grécia, Polônia, Argentina e Chile, além dos principais países desenvolvidos.
O país manteve a mesma posição do estudo realizado no ano passado. O estudo analisa características que influenciam a capacidade de um país atrair investimento no curto e longo prazos. De uma forma geral, os avanços que o Brasil alcançou são significativos, mas evoluem em um ritmo mais lento do que o de seus competidores, diz a análise.
As fontes de dados fazem parte dos arquivos do Banco Mundial (Bird), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização das Nações Unidas (ONU), Agência Central de Inteligência americana (CIA) e o Instituto para o Desenvolvimento da Administração. A lista de países é fixa e 83 variáveis são analisadas em uma série temporal entre 1997 e 2005.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast