O Brasil é hoje um dos pólos de desenvolvimento de novos produtos da Electrolux. O centro de design de Curitiba, onde funciona a operação para a América Latina, foi responsável por várias inovações, como a criação do compartimento de porta-latas em refrigeradores da marca, novidade que depois foi incorporada nas linhas produzidas pela empresa em outras partes do mundo, e o fogão com duplo forno.
"Hoje criamos aqui produtos que são vendidos na China", diz Julio Bertola, diretor do centro de design. No mundo, a Electrolux mantém apenas mais três centros desse tipo localizados na Austrália, nos Estados Unidos e na Itália. Bertola conta que entre as novidades recentes criadas pelo Brasil estão o condicionador de ar com dupla entrada, que permite direcionar melhor o fluxo, lançado em 2004, e uma adega com duas portas, que permite a operação com duas temperaturas diferentes, que deve chegar ao mercado em dezembro. O consumidor pode adequar o termômetro de cada compartimento, levando em conta o vinho que quer apreciar.
Com atuação em 60 países, a multinacional, criada em 1919, faturou US$ 14 bilhões em 2006 e emprega 57 mil pessoas. No Brasil, a empresa tem seis unidades fabris, localizadas em Curitiba, São Carlos (SP) e Manaus. A empresa disputa a liderança no mercado de eletrodomésticos de linha branca com a Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul. No segmento de aspiradores de pó, a marca é líder, com cerca de 70% das vendas. A Electrolux emprega 4,6 mil pessoas no país. (CR)