Segundo estudo realizado pela Rizzo Franchise, foram instaladas 4.591 franquias até 30 de junho de 2013: são 765 inaugurações por mês, 25 por dia e três por hora. Além disso, surgiram quase 13 novas empresas franqueadoras por mês nesse período, totalizando 76 novas opções para quem quer abrir uma franquia.
Segundo Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, o que tem chamado a atenção no setor de franquias é o maior crescimento do número de franqueadores do que da rede franqueada.
"No Brasil, temos uma média de 23 unidade franqueadas por marca, enquanto a média americana é de 83. O mercado brasileiro está preferindo montar novas redes a apostar nas que já existem", afirma.
Expansão
O setor de negócios e serviços foi o que mais viu sua rede de franqueados crescer (são 873 novas franquias), seguido por saúde e beleza e educação e treinamento.
Já no número de franqueadores foi a área de alimentação especializada que apresentou maior expansão, com 13 novas opções.
Experiência
Outro estudo divulgado pela consultoria mostra que a porcentagem de franqueadores que possuem mais de três anos de experiência na operação do seu negócio aumentou: em 2010 eles representavam 38%, e hoje já totalizam 51%.
Em contrapartida, o número de empresas franqueadoras totalmente inexperientes também cresceu: o montante passou de 24% para 31% nos últimos três anos. "Nós temos 31% de franqueadores que nunca operaram o próprio negócio antes de lança-lo ao mercado, e isso é estranho, já que em franquias o que se vende é experiência", afirma Rizzo.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast