Plataformas
Nos resultados gerais, o relatório destaca que do ano passado para 2015 aumentaram em 42% as referências, no Facebook, às 20 principais organizações jornalísticas globais. Destaca também o avanço no uso de aparelhos móveis, sobretudo smartphones com sistemas da Apple e Google (iOs e Android, respectivamente), para acessar notícias: agora são 46%, nove pontos percentuais mais que no levantamento do ano passado.
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Um em cada quatro brasileiros pagaram para acessar notícias online no ano passado, segundo estudo do Instituto Reuters. Os consumidores do país lideraram nessa categoria (23%), superando os finlandeses (14%), que ficaram em segundo lugar. Ainda segundo o levantamento, os usuário brasileiros de informação são os que mais usam Facebook para acessar notícias: 70%, ante 41% de média dos 12 países analisados. São também os que mais compartilham notícias via mídia social e e-mail (59%). E são os primeiros no uso do WhatsApp para acessar notícias: 34%, proporção que é o dobro daquela verificada em levantamento de 2014. Os dados estão no Relatório sobre Jornalismo Digital de 2015, divulgado pelo instituto vinculado à Universidade Oxford.
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