Plataformas
Nos resultados gerais, o relatório destaca que do ano passado para 2015 aumentaram em 42% as referências, no Facebook, às 20 principais organizações jornalísticas globais. Destaca também o avanço no uso de aparelhos móveis, sobretudo smartphones com sistemas da Apple e Google (iOs e Android, respectivamente), para acessar notícias: agora são 46%, nove pontos percentuais mais que no levantamento do ano passado.
Um em cada quatro brasileiros pagaram para acessar notícias online no ano passado, segundo estudo do Instituto Reuters. Os consumidores do país lideraram nessa categoria (23%), superando os finlandeses (14%), que ficaram em segundo lugar. Ainda segundo o levantamento, os usuário brasileiros de informação são os que mais usam Facebook para acessar notícias: 70%, ante 41% de média dos 12 países analisados. São também os que mais compartilham notícias via mídia social e e-mail (59%). E são os primeiros no uso do WhatsApp para acessar notícias: 34%, proporção que é o dobro daquela verificada em levantamento de 2014. Os dados estão no Relatório sobre Jornalismo Digital de 2015, divulgado pelo instituto vinculado à Universidade Oxford.
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