São Paulo (AE) O Brasil reinicia na próxima semana as conversações com três países que embargaram as importações de carne bovina brasileira após os anúncios sobre os focos de aftosa no Mato Grosso do Sul e Paraná. Duas missões brasileiras visitarão a Rússia e o Chile enquanto uma missão da União Européia virá ao Brasil.
Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro, a missão da União Européia chega ao Brasil no dia 23 de janeiro e fica no país até 3 fevereiro. "A missão vem dar seqüência às negociações iniciadas no fim de 2005 para tentar minimizar os embargos às importações de carne brasileira", disse. Os técnicos virão ao Brasil para checar os procedimentos que foram tomados nos locais dos focos. Segundo Ribeiro, eles irão aos locais onde foram registrados focos. Antes da viagem, a missão européia pediu novas informações ao Ministério da Agricultura.
No dia 23 de janeiro, uma missão de técnicos brasileiros chegará à Rússia. Ribeiro fará parte da missão. Uma outra missão brasileira seguirá para o Chile no dia 25 de janeiro e permanecerá lá até o dia 27. "Esta missão irá mostrar aos técnicos do Chile o trabalho realizado pelo Brasil para o controle da aftosa e esclarecer esses acontecimentos", disse Ribeiro.