Schmall, presidente da Volks no Brasil: intenção é passar a Fiat no país| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Se a operação da Volkswagen no Brasil crescer entre 4% e 5% ao ano até 2014, o país representará o segundo maior mercado externo de vendas para o grupo alemão, superando as marcas do conglomerado comercializadas na Alemanha e ficando somente atrás da China. "Por isso pensamos em investir continuamente em produtos e capacidade produtiva no País", disse ontem o executivo da Volks responsável por Compras e pela América do Sul, Francisco Javier Garcia Sanz, que visita o país na ocasião do aniversário de 50 anos da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Esta foi a primeira unidade lançada pelo grupo fora da Alemanha. A empresa tem também uma fábrica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

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Até 2014, a Volks quer registrar no país vendas de 1 milhão de veículos, afirmou o presidente da subsidiária, Thomas Schmall. Em 2008, foram vendidas 640 mil unidades da marca. Entre janeiro e setembro de 2009, os emplacamentos de veículos da Volks somaram 514 mil unidades, alta de 12% ante igual intervalo de 2008.

Em breve coletiva de imprensa, Schmall reforçou a intenção da Volkswagen de superar a Fiat no Brasil na venda de automóveis e comerciais leves. Hoje, a empresa alemã tem a dianteira na primeira categoria, mas espera que, com o lançamento da Nova Saveiro, em agosto, e da Amarok, prevista para o início de 2010, preencherá a lacuna no segmento de comerciais leves.Em novembro, a Volks anunciará seus planos de investimento no Brasil. A empresa já tinha informado que não investiria na construção de uma nova fábrica, e sim na ampliação de uma de suas fábricas – An­­chieta, Taubaté e São José dos Pinhais. Entre 2007 e 2010, a montadora desembolsou R$ 3,2 bilhões no país.

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