A desaceleração da atividade econômica nos últimos meses já se traduz em desperdício dos recursos naturais do Brasil. Dados recentes do Ministério de Minas e Energia (MME) mostram que a queima e a perda de gás natural nacional cresceram 29,03% nos dois primeiros meses do ano frente igual intervalo de 2008. Em volume, o País desperdiçou 8,14 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) apenas em fevereiro deste ano, o que representa um montante superior ao consumo agregado dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia ou ligeiramente abaixo da demanda total do Estado do Rio de Janeiro.
O aumento da queima de gás contribuiu para diminuir o excesso de oferta que afeta o mercado brasileiro na esteira da crise econômica internacional. Além da queima, a Petrobras adotou outras medidas operacionais para ajustar o balanço entre oferta e demanda de gás. A estatal também aumentou em 14,5% (+1,06 milhão de m?/d) o consumo interno na área de exploração e produção (E&P) e elevou em 23,6% (+2,33 milhões de m?/d) a reinjeção de gás, procedimento que aumenta a produtividade na extração de petróleo. O somatório dessas ações contribuiu para que a oferta de gás nacional disponível às distribuidoras recuasse no período em questão de 26,25 milhões de m³/d para 20 88 milhões de m³/d, segundo o MME.
Os dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostram os impactos da crise internacional no mercado. De acordo com a entidade, as vendas do insumo recuaram 31,7% no acumulado deste ano até fevereiro na comparação com dois primeiros meses de 2008, de 49,1 milhões de m³/d para 33,59 milhões de m³/d. Essa queda se explica pela retração de 27,8% no consumo industrial (para 18,57 milhões de m³/d) e de 58,02% na demanda termelétrica (para 5,67 milhões de m³/d), os principais mercados para o gás no Brasil - no caso da geração elétrica, a redução está relacionada às fortes chuvas do início do ano e à diminuição do consumo de energia, o que possibilitou elevar os estoques de água nos reservatórios das hidrelétricas e diminuiu o uso das termelétricas pelo sistema.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast