Brasília Para evitar que o rebanho nacional seja exposto ao risco de contaminação por febre aftosa, o governo brasileiro suspendeu ontem as importações de animais vivos, seus produtos e subprodutos, da Bolívia, que confirmou o registro de um foco da doença no final de semana. A determinação está em comunicado enviado pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza, às superintendências federais de Agricultura.
A aftosa é uma doença contagiosa transmitida por animais ou materiais infectados, veículos e pessoas que tiveram contato com o vírus. Para contê-la, os animais doentes precisam ser abatidos. Não há risco para o ser humano, o prejuízo é econômico.
Gomes de Souza informa que a restrição será mantida até que o serviço oficial boliviano encaminhe ao Brasil informações detalhadas sobre o foco de aftosa diagnosticado no Departamento de Santa Cruz, no leste do país. O vírus detectado na região é do tipo "O", o mesmo diagnosticado em outubro de 2005 no Mato Grosso do Sul e, depois, no Paraná. No documento, o diretor determinou que as superintendências informem o ocorrido aos órgãos estaduais que executam as políticas de defesa sanitária animal.
No documento, o diretor também pede que "ações de vigilância primária, especialmente nos Estados com divisa com a Bolívia sejam urgentemente implementadas".