Quatro brasileiros estão na lista dos 100 presidentes-executivos com melhor desempenho no mundo, elaborada pela revista norte-americana Harvard Business Review.
O número é o mesmo da lista divulgada no ano passado, mas houve mudanças nos nomes dos executivos do país que participam do ranking.
Neste ano, o grupo de brasileiros é liderado por Carlos Brito, da cervejaria Anheuser-Busch Inbev, que aparece na 16.ª posição. Ele estava na lista feita em 2014, mas como o terceiro brasileiro melhor colocado e em 46.º na lista geral.
O presidente do Itaú Unibanco, Roberto Egydio Setúbal, vem em segundo lugar entre os brasileiros, na 24.ª posição geral.
Ele é seguido por Carlos Ghosn, que comanda a montadora francesa Renault, em 40.º lugar. Os dois não figuravam no ranking de 2014.
O presidente Renato Alves Vale, da administradora de rodovias CCR, fecha a lista de executivos do país, na 50.ª posição. No ano passado, ele estava melhor colocado, era o segundo entre os brasileiros e o 32.º no ranking geral.
O então presidente da distribuidora de energia Cemig, Djalma Bastos de Morais, e o presidente da siderúrgica CSN, Benjamin Steinbruch, saíram da lista. Em 2014, ocuparam a 30.ª e a 66.ª posição, respectivamente. Em 2012, a lista chegou a ter 9 brasileiros.
O Ranking
A metodologia usada para formar o ranking, que começou a ser publicado em 2010, sofreu alterações em 2015. Até o ano passado, os executivos eram avaliados com base nos resultados financeiros e no valor de mercado das companhias que comandavam.
Desta vez, contudo, a nota passou a considerar ainda o desempenho das empresas na área social, ambiental e de governança. Esses itens têm peso de 20% na nota final.
Segundo a publicação, a ideia é avaliar o êxito de cada executivo em sua carreira como um todo. A análise foi feita a partir das empresas que faziam parte, ao final de 2014, do índice S&P Global 1200, que reúne empresas na América do Norte, Europe, Ásia, América Latina e Austrália.