Ouça este conteúdo
O Brasil é o terceiro país mais complexo para fazer negócios no mundo, segundo o Índice Global de Complexidade de Negócios (GBCI, na sigla em inglês), realizado pelo TMF Group, fornecedora internacional de serviços administrativos e de conformidade. À frente, estão França e Grécia. O estudo abrange 78 países responsáveis por 92% do PIB global e 95% dos fluxos de investimento direto externo (IDE).
Um dos principais fatores que tornam o Brasil um país complexo para se fazer negócios são as questões fiscais e contábeis. O sistema tributário brasileiro é composto de três instâncias – federal, estadual e municipal –, o que contribui para um ambiente altamente regulamentado.
Outro problema são as frequentes mudanças na legislação tributária. “As corporações que entram no mercado brasileiro precisam entender a estrutura exigente”, destaca a empresa.
Apesar disso, medidas têm sido tomadas no país para simplificar as operações das empresas. Nos últimos 12 meses, houve uma simplificação das regras de controle cambial, cita o grupo, o que facilita a vida do investidor estrangeiro.
O ambiente geopolítico desafiador está causando dificuldades para os negócios em todo o mundo, mas países como o Brasil tornaram-se mais atraentes para os investidores. Segundo o Banco Central, nos 12 meses encerrados em abril, entraram US$ 82 bilhões em investimento direto no país (IDP), 60,2% a mais do que nos 12 meses anteriores. Investimentos líquidos em carteira somaram US$ 10,3 bilhões no período.
Muitas empresas que não podem operar na Rússia, por causa da guerra contra a Ucrânia, ampliaram sua atuação no Brasil. “O país está cheio de oportunidades para investimentos de longo prazo, Iniciativas de curto prazo serão ainda mais impactadas devido à complexidade e burocracia brasileiras”, diz Rodrigo Zambon, diretor geral do TMF Group Brasil.
Os 10 países mais complexos para fazer negócios (fonte: TMF Group)
- França
- Grécia
- Brasil
- México
- Colômbia
- Turquia
- Peru
- Itália
- Bolívia
- Argentina
Os 10 países menos complexos para fazer negócios (fonte: TMF Group)
- Malta
- Jersey
- Nova Zelândia
- Reino Unido
- Ilhas Virgens Britânicas
- Hong Kong
- Países Baixos
- Curaçao
- Dinamarca
- Ilhas Cayman