Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mantega

Brasil vê meios alternativos para capitalizar FMI, diz Mantega

Encontrar meios alternativos para dar um novo impulso financeiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI) deve ser prioridade enquanto é discutida a questão de equilibrar os poderes no organismo, disse o ministro da Fazenda brasileiro.

Guido Mantega relatou a jornalistas no domingo que o fornecimento de mais recursos ao FMI para ajudar no combate à crise financeira não deve ser protelado pelas diferenças entre países ricos e pobres em relação ao tamanho de suas cotas no fundo.

"É crucial para os mercados emergentes receber financiamento, já que os mercados de capitais não estão fornecendo isso. O FMI tem suas limitações, mas é a instituição que temos à mão nesse momento", disse Mantega em Nova York, de onde participa de uma conferência sobre o Brasil nesta segunda-feira.

Após reunião de ministros das Finanças do G20 na Grã-Bretanha, realizada na sexta-feira e no sábado, o Brasil informou que o próprio país e economias emergentes de grande peso, como Rússia, Índia e China, só vão concordar em recapitalizar o FMI se eles conseguirem aumentar seu poder de voto na organização.

Mantega reafirmou essa posição no domingo, mas acrescentou que vê outras maneiras de aumentar o poder do fundo, antes de se chegar a um acordo sobre as cotas.

Ele mencionou o possível uso das linhas NAB (na sigla em inglês), ou novos convênios de empréstimos, um acordo segundo o qual os 25 países do FMI estão sempre prontos para emprestar recursos ao fundo.

As linhas NAB podem ser utilizadas desde que os concessores de empréstimo tenham uma referência sobre a utilização desses recursos, afirmou Mantega.

O FMI divulgou que precisa de mais 250 bilhões de dólares para dobrar sua capacidade de empréstimo para ajudar países emergentes.

Mantega disse também que a nacionalização de bancos debilitados é o meio mais rápido e eficiente de se estabilizar o sistema financeiro global e assegurar a volta do fluxo de crédito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.