Consumo de smartphones no Brasil é equivalente ao de um país desenvolvido: mercado local está concentrado em apenas seis grandes marcas.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Os smartphones se tornaram um item tão popular entre os brasileiros que em 2014 foram vendidos 104 aparelhos por minuto no país, segundo o instituto de pesquisas IDC Brasil.

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De acordo com o levantamento, foram vendidos cerca de 54,5 milhões de smartphones no ano, alta de 55% na comparação com 2013, quando 35,2 milhões de aparelhos foram comercializados no Brasil. O maior recorde foi no último trimestre, quando foram vendidos 16,2 milhões de smartphones, alta de 43% e 14% na comparação com o quarto trimestre de 2013 e terceiro trimestre de 2014, respectivamente.

Para se ter uma ideia da representatividade desses números, no último trimestre de 2014 foi comercializado praticamente o mesmo volume (16 milhões) de aparelhos vendidos ao longo de todo o ano de 2012. O principal impulsionador das vendas teria sido a Black Friday. “Se levarmos em conta as outras categorias de dispositivos, o mercado de smartphones foi o único que apresentou um resultado positivo”, afirma Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil.

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O estudo mostra também que, somando a categoria de feature phones, como são chamados os celulares simples, o mercado encerrou 2014 em alta de 7%, com um total de 70,3 milhões de aparelhos comercializados. Isso fez com que o Brasil fechasse 2014 na quarta colocação entre os maiores mercados do mundo, atrás apenas da China, EUA e Índia.

4G

Conforme o estudo da IDC, 15% dos aparelhos vendidos em 2014 tinham acesso a conexão 4G. Para 2015, a IDC Brasil espera que o número suba e fique entre 30% e 35%. “Para esse ano, acredito que os intermediários e os dual-sim serão os destaques do mercado de dispositivos 4G”, afirma o analista de pesquisas da IDC Brasil Leonardo Munin.

Custo-benefício

Para Munin, o estudo mostrou também uma mudança de comportamento do consumidor, que tem optado por aparelhos de melhor qualidade e mais avançados. “O brasileiro é muito sensível a preço, mas em smartphones tem avaliado melhor a questão do custo-benefício. E como tem a facilidade de crédito e parcelamento, tem optado cada vez mais por um intermediário, contribuindo não só para o aumento das vendas mas também para o aumento do ticket médio.”

Apesar de o Brasil ser um país emergente, o consumo de smartphones é equivalente ao de um país desenvolvido, com 95% do mercado concentrado em seis grandes marcas, algo que não acontece em outros países emergentes. “O nosso mercado está consolidado na mão dos grandes players e tanto fabricantes nacionais quanto os estrangeiros que estão chegando agora tem um grande desafio para se estabelecerem por aqui”, afirma Munin.

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Para 2015, a IDC espera 16% de crescimento do mercado de smartphones, com a venda de 63.3 milhões de aparelhos.