A volatilidade do câmbio tem deixado o brasileiro mais retraído e hesitante em fechar viagens para a alta temporada, em julho, o que está levando o setor de turismo a ajustar ofertas e serviços para atender um consumidor com receio de gastos elevados.
Neste ano, o volume de pacotes já vendidos pelas agências para viagens nacionais e internacionais em julho até o momento está 15% menor do que no mesmo período de 2014, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).
No ano passado, a partir de março, já se verificou um movimento de passageiros confirmando viagens, segundo o vice-presidente de Relações Internacionais da Abav, Leonel Rossi Junior. Já em 2015, o consumidor está tendendo a deixar a tomada de decisão para mais perto de julho.
O dólar subiu cerca de 30% ante o real desde a mínima de 2015 em janeiro até a máxima em meados do março. Desde então, a divisa se desvalorizou ante o real, mas ainda se mantém acima de R$ 3.
Preços
Nos primeiros meses do ano, apesar da alta do dólar, as promoções do setor contribuíram para a movimentação das vendas das agências.No caso da CVC, maior operadora do Brasil, as ofertas promocionais de companhias aéreas e hotéis diminuíram o valor médio gasto pelo cliente em 7% no primeiro trimestre, o que ajudou o volume de passageiros a crescer 20%.
Muitas companhias aéreas também optaram por fazer promoções no início do ano para ocupar as aeronaves, em meio à fraqueza da demanda corporativa e em um momento em que o dólar mais alto elevou seus custos, ao mesmo tempo que dificultou que se beneficiassem da queda do preço do petróleo.